[Yours_Label_Name][fbig1 animated]

Frida Vingren, conheça a história que foi omitida da primeira pastora.


Gesiel Oliveira


Frida Strandberg nasceu 9 de junho de 1891, Själevad, Suécia, era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava.

Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 24 de janeiro de 1917 (com 25 Anos). Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia.






O chamado para a obra missionária sempre a impulsionou. Nessa época, surgiu na Suécia um movimento por missões, onde muitos jovens estavam imbuídos do desejo de ganhar almas para Cristo. Após comunicar ao pastor Pethrus que o Senhor a chamara para o campo missionário brasileiro, Frida ingressou em um renomado Instituto Bíblico na cidade de Götabro, província de Nerícia. O curso era frequentado por pessoas que já tinham o chamado para missões e por aqueles que tinham apenas vocação missionária. Frida veio para o Brasil no ano de 1917 (com 26 anos), enviada pela igreja sueca e obedecendo ao chamado de Deus.


Em uma das visitas de Gunnar Vingren à Suécia devido ao seu debilitado estado de saúde, ele conheceu Frida Strandberg, com quem travou forte amizade. Frida Strandberg casou-se com o pastor Gunnar Vingren (fundador da Assembleia de Deus no Brasil) em 16 de outubro de 1917 (com 26 anos) em Belém do Pará, numa cerimônia presidida pelo missionário Samuel Nystrom que depois se tornaria um de seus mais implacáveis críticos. Frida Strandberg agora passa a ser chamada Senhora Vingren ou Frida Vingren. O casal teve seis filhos: Ivar, Rubem, Margit, Astrid, Bertil e Gunvor.

Em Março de 1920 (com 28 Anos), a missionária Frida Vingren foi acometida de malária, sofrendo com terríveis ataques de febre. Durante dois meses e meio, a luta pela vida foi tamanha, a ponto de Gunnar Vingren, seu esposo, pedir que Deus a curasse ou a levasse para si. Nesse período, a igreja em Belém se colocou em oração e jejum, esperando de Deus um milagre, o que ocorreu em 3 de Junho de 1920. Depois de seu restabelecimento, ela enfrentou o problema de saúde do marido. A partir do final daquele ano, Gunnar Vingren começou a sofrer de esgotamento físico, em consequência da dedicação exclusiva ao trabalho do Senhor, e pelas vezes que também contraiu malária. Por esse motivo, o casal decidiu passar um período na Suécia. O retorno ao Pará ocorreu em fevereiro de 1923 (Frida neste ano estava com 30 anos).






FRIDA E SEU ESPOSO GUNNAR VINGREN 



Depois de muitos anos no Pará, a família Vingren, nessa época com quatro filhos, decidiu ir para o Rio de Janeiro. A mesma vontade de ganhar almas para Cristo continuou e o casal alugou uma casa no bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade, onde inaugurou o primeiro salão de cultos da Assembleia de Deus no estado.


O Pastor Gunnar Vingren iniciava o culto na Igreja em São Cristóvão com um hino; todos cantavam; todos se levantavam; o Pastor Vingren anuncia o número de um hino para ser cantado pela Congregação. Uma senhora loira se aproxima do órgão, era a missionária Frida Vingren; um jovem empunha um violino e fica na posição de tocar, é o jovem Paulo Leivas Macalão, um senhor idoso tem nas mãos um trombone, é o irmão Balbino. Inicia-se o culto na direção do pastor Gunnar Vingren, que também traz a mensagem final da Palavra de Deus.


O primeiro "culto a céu aberto" no Rio de Janeiro realizou-se na Praça da República e foi dirigido por Paulo Leivas Macalão. A partir de então, outros cultos vieram a ser realizados na Estação da Central, Praça Onze, Praça da Bandeira e Largo da Lapa, sob a direção da missionária Frida Vingren.


Valéria Cristina Vilhena, em sua tese de doutorado apresentada em 2016, intitulada: "Um olhar de gênero sobre a trajetória de vida de Frida Maria Strandberg (1891-1940)" na Universidade Presbiteriana Mackenzie afirma que quando a família Vingren, em 1924, sai da igreja-mãe em Belém do Pará para continuar a igreja no Rio de Janeiro, deixando Samuel Nyström em seu lugar, encontra ali um jovem, Paulo Leivas Macalão, que será o segundo batizado da igreja carioca, o primeiro secretário, um ativo obreiro evangelizador e pastor consagrado em 1930, ainda solteiro e com 27 anos. Vingren lidera a Igreja da Missão no bairro de São Cristóvão, e Macalão, a “Igreja de Madureira”. O binômio, Missão-Madureira, prolifera por todo o país. Mas, como esclarece o sociólogo Gedeon:


"Macalão vem de uma família rica, de tradição militar, portanto nacionalista. O governo de Getúlio e o tenentismo são um substrato conceitual importante na sua formação. Ele não aceitou se submeter à liderança de um jovem sueco – ou mais grave - e/ ou uma mulher. (ALENCAR, 2013 p. 177.) No Rio de Janeiro, a família Vingren viveu de maneira modesta, como a maioria das famílias da igreja. Frida informou certa ocasião aos irmãos suecos que muitas mulheres brasileiras que pregavam foram despejadas de suas casas, e Norell (2011) avaliza que foi Frida quem fez de Emília Costa a primeira diaconisa da denominação. Durante um período, o trabalho social foi prioridade. A igreja na Suécia enviava roupas e dinheiro e os missionários iniciaram um orfanato e ensinavam as crianças a ler e escrever, por iniciativa de Frida."





FRIDA INCOMODOU PASTORES BRASILEIROS POR SER MULHER, INTELIGENTE, UNGIDA E DEDICADA 


A missionária Frida Vingren continuou desenvolvendo atividades evangelísticas e abrindo frentes de trabalho em muitos lugares. A obra social da igreja, bem como grupos de oração e de visitas, ficou sob a responsabilidade da missionária. O dom de ensinar podia ser visto nas classes de Escola Dominical. Além disso ela fazia visitas ao presídio e leprosários, e lá ensinava e pregava o evangelho.


Na abertura dos cultos, fazia a leitura bíblica inicial e, quando o marido se ausentava em visita ao campo, era irmã Frida quem o substituía pregando e dirigindo os trabalhos. Ela gostava de ministrar estudos bíblicos.


O desprendimento da missionária e sua forte atuação na obra de Deus, muitas vezes foi motivo de crítica por parte de alguns. Mas, mesmo assim, ela nunca se limitou a desempenhar a função que o Senhor havia colocado em seu coração. Foi dirigente oficial dos cultos realizados aos domingos na Casa de Detenção no Rio de Janeiro e, pela facilidade que tinha para se expressar, pregava em todos os pontos de pregação da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro, em praças e jardins. Os cultos ao ar livre promovidos no Largo da Lapa, na Praça da Bandeira, na Praça Onze e na Estação Central eram dirigidos pela irmã Frida.





ESPOSA DEDICADA 









MÃE AMOROSA 


Pela facilidade que tinha com a palavra escrita, Frida Vingren destacou-se entre os mais importantes colaboradores do jornal Boa Semente, O Som Alegre e Mensageiro da Paz (que substituiu os dois primeiros a partir de 1930). Ela escrevia e traduzia mensagens evangelísticas, doutrinárias e de exortação. Foi também comentarista das Lições Bíblicas de Escola Dominical na década de 30. Além de escrever, Frida Vingren sempre se dedicou à música. Cantava, tocava órgão, violão e compunha hinos de grande valor espiritual. Dotada de muitos dons, virtudes, mãe de seis filhos, esposa de missionário, atuando como redator a de jornal, além de substituir o esposo na administração da igreja quando este estava doente ou precisava viajar, Frida Vingren, ainda encontrava inspiração para compro letras de expressavam todo seu amor por Deus. A prova disto estão não 23 canções publicadas na Harpa Cristã (Hinário Oficial de Assembleia de Deus). Veja a lista com o número de identificação e o título de cada música:


Hino 28- Deus aí te guiar


Hino 59- Eu creio, sim


Hino 85- Deixa entrar o Espírito Santo


Hino 97- Há um caminho Santo


Hino 121- Maravilhoso é Jesus


Hino 126 - Bem-aventurança do crente


Hino 158 - Que farás de Jesus Cristo


Hino 177- Salvo estou


Hino 196- Uma flor Gloriosa


Hino 246- O descanso em Jesus


Hino 255- Meu redentor


Hino 316 - Em busca de Sião


Hino 320- Seguir a Cristo


Hino 361- O peregrino e a Glória


Hino 379- Salvo de graça


Hino 390 - Um coração bondoso


Hino 391- Jesus no monte da ascensão


Hino 394- A mão no arado


Hino 397- O Salvador me achou


Hino 445- Resgatado com sangue de Cristo













FRIDA VISITAVA CONSTATEMENTE DOENTES, PRESIDIÁRIOS E LEPROSÁRIOS 


O trabalho em São Cristóvão no RJ começou a crescer rapidamente. A situação de saúde frágil de Gunnar Vingren fez com que Frida Vingren passasse cada vez mais a assumir a direção dos ensinamentos, cultos, etc. Em uma sociedade patriarcal e predominantemente masculina, Frida contrariou o status quo e começou a ser um incômodo. Ela logo viraria alvo de forte resistência por parte dos pastores brasileiros.


Frida, sua vida e ministério tem sido alvo de muitas discussões, principalmente através dos estudos do sociólogo Gedeon Alencar, autor da obra Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus, 1911-2011, e que foi um dos primeiros a redescobrir a história de Frida, no início dos anos 2000.


Ele destaca não só a atuação da esposa de Gunnar, mas o quanto ela foi vítima do machismo sueco-nordestino, o qual calou a pioneira, e fez que Gunnar Vingren, o mítico pioneiro das ADs, fosse voto vencido na disposição de apoiar o ministério feminino dentro da denominação. Para o sociólogo, a derrota do casal Vingren na primeira convenção da CGADB em 12 de julho 1930, foi também a derrota de um modelo de igreja desejado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, onde homens e mulheres pudessem estar em pé de igualdade, e onde poderiam desenvolver seus ministérios.


Ao contrário disso, se consolidou o predomínio masculino no ministério, sendo reservado as mulheres um papel secundário dentro de uma igreja de maioria feminina, a qual, mesmo dependente do seu trabalho, não lhes oferece espaço em suas instâncias de poder. Situação essa que ainda hoje perdura dentro das ADs.


Além disso, surge agora mais detalhes que evidenciam que houve sim um conluio de alguns pastores da nascente convenção da Assembleia de Deus surgida em Natal , no sentido de “enquadrar” Frida, proibir expressamente a possibilidade de consagração de pastoras e com isso forçar Frida a retornar à Suécia. Aliado a isso Samuel Nystrom, pastor em Belém do Pará, escrevia cartas constantemente ao Pr Lewi Pethrus, presidente da Igreja na Suécia e pastor que enviou Frida, no sentido de criticar as ações de Frida como mulher, atuando como pastora, com o intuito de forçá-la a sair do Brasil. Frida escrevia artigos em seu pequeno jornal falando sobre a importância do Ministério feminino. Isso incomodava ainda mais as lideranças brasileiras. Ela resistia de todas as formas. Mas sucumbiu diante de uma difamação que foi levantada contra ela, segundo o qual ela teria se relacionado com um jovem. Tudo milimetricamente e maliciosamente preparado contra ela, com o único fito de fazer desmoronar a imagem de Frida no Brasil, segundo relatos de membros da própria igreja que sabiam da artimanha. O jovem sequer foi disciplinando ou punido, e continuou envolvido normalmente com a igreja. O pretexto estava pronto para expulsar Frida.





Pr Lewi Pethrus 


Depois da morte de sua filha no Brasil e com a morte do esposo Missionário Gunnar Vingren, Frida passou a sofrer e emagrecer progressivamente, pelo que tudo indica por conta de hipertireoidismo . Ainda fragilizada, encontrou forças para tentar voltar ao Brasil em um último esforço para limpar a sua imagem maculada numa trama que foi corroborada pela convenção de 12 de julho de 1930 em Natal.


Mas o Pr Lewi Pethrus mandou deter Frida Vingren já na estação de trem de Estocolmo a caminho de Lisboa para embarcar para o Brasil, quando ela já muito magra e doente, tentando voltar para o Brasil para limpar seu nome, e contar a verdade, ela foi presa e já saiu com uma camisa de força em direção ao hospital psiquiátrico. A igreja da Suécia foi insuflada por alguns pastores brasileiros que escreviam constantemente cartas ao Pr Lewis maculando a imagem de Frida por medo de sua liderança.


Veja como Gedeon Freire de Alencar descreve esse incidente em seu livro 'Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus - 1911-2011', publicado em 2013:



'Frida viveu quinze anos no Brasil e seus últimos oito anos na Suécia, viúva com cinco filhos (teve seis, mas uma menina morreu no Brasil, onde foi enterrada). Deixa o Rio e Belém, onde ela e as crianças estão acostumadas com o clima tropical, e vai morar na fria Suécia. No mundo, a Segunda Guerra Mundial; na vida particular, Frida vive uma guerra com a Igreja Filadélfia e mais particularmente com Pethrus (Norell, 2011; 289-299). Depois da morte do marido o que ela faria na Suécia? Tentou voltar para o Brasil, mas a Igreja Filadélfia não permitiu; tentou ir a Portugal, onde ocorreu o mesmo (Norell, 2011, 208-9). Por fim, decidiu voltar por conta própria, mas quando estava na plataforma do trem com as crianças, um grupo da igreja a impediu (Norell, 2011:322). Foi levada à delegacia e de lá internada compulsoriamente no Hospital Psiquiátrico de Konradsberg, em Estocolmo, no dia 25 de dezembro de 1934. Viveu os próximos seis anos, com graves alucinações, vindo a falecer em setembro de 1940. Norell (2011), a partir da documentação do hospital, informa sobre alguns distúrbios mentais e alucinações persecutórias que Frida vive em seus últimos dias. [...] Considerando que uma viúva que lhe fora tomados os filhos, hospitalizada compulsoriamente, abandonada e destituída de seus ministérios, vendo sua vida findando sem nenhuma perspectiva tanto na Suécia como no Brasil, enlouqueça. Era “louca” antes de ser hospitalizada ou se tornou “louca” posteriormente? As ADs elegeram seus santos, mas falta assumir que têm uma mártir. Feita não por inimigos da igreja, mas por ela própria'.





Por ordem da igreja suéca, Frida foi detida quando tentava retornar ao Brasil levada à delegacia e de lá internada compulsoriamente no Hospital Psiquiátrico de Konradsberg. Imagem meramente ilustrativa


Lewis mandou também tirar a guarda dos filhos, sob a acusação de que Frida estava louca. Além disso mandou doar todos os seus pertences. Foi o fim da picada para a Frida. A família afirma que Frida repetia constantemente até o fim de sua vida naquele hospício a seguinte frase: "Eles mentem, eles mentem, eu sempre fui fiel ao meu marido". Ela morreu neste Hospício louca, em Estocolmo aos 49 anos, no dia 30 de setembro de 1940, na Suécia, repetindo isso a todo momento e foi sepultada como indigente.



As informações caíram como uma bomba essa semana por conta de uma matéria publicada ontem (22/07) pela jornalista Camilla Veras Mota da BBC News Brasil em São Paulo, baseada em informações de Kajsa Norell, jornalista sueca autora da obra 'Halleljua Brasilien!', lançado em 2011, que conta a história do surgimento da Assembleia de Deus no Brasil. Essa matéria reacendeu o debate sobre a impossibilidade de consagração de mulheres na maior convenção da Assembleia de Deus no Brasil e sobre a maneira como esta instituição omitiu e ocultou essa história por tanto tempo.








Fontes:


ALENCAR, Gedeon Freire de. Assembleias Brasileiras de Deus: Teorização, História e Tipologia- 1911-2011. Pontifícia Universidade Católica: São Paulo.


ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.


DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.


NORELL, Kajsa. Halleluja Brasilien! Em resa till knarkgängens, favelas ochden helige andens land. Stockholm: Ed. Bladh by Bladh, 2011


MORAES, Isael Araujo de. Frida Vingren: uma biografia da mulher de Deus, esposa de Gunnar Vingren, pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.


VILHENA, Valéria Cristina. Um olhar de gênero sobre a trajetória de vida de Frida Maria Strandberg (1891-1940), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, Tese de Doutoramento em Educação, Arte e História da Cultura, 2016.


MOTA, Camilla Veras. A missionária sueca perseguida no Brasil, internada em hospício e 'esquecida' pela História, BBC News Brasil em São Paulo, 22 jul. 2018 <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44731827>
Marcadores:

Postar um comentário

Acho que vc. adulterou a notícia da BBC. Onde o repórter falar claramente que ela adulterou! E ela nunca foi pastora, nas ADS. Se a "perseguição", era por não aceitar mulheres pastoras, os líderes da época estavam certíssimos em não aceitar essa aberração anti bíblica! estamos estudando justamente sobre esse tema na EBD, e quando Deus manda escolher o sacerdote,Ele diz claramente: Arão e seus filhos e não sua mulher! Jesus escolheu doze machos para o apostolado... sempre foi assim desde o principio!Será que Deus era "machista"?

Suposto adultério diz a matéria da bbc.
Informações dão conta que frida sempre negou essa acusação contra ela.

E a matéria não é exclusiva da bbc o texto cita também outras fontes,com detalhes sobre o caso Frida.

Meu amado irmão, eu quero parabenizá-lo por este artigo oportuno e elucidador, pois também li o artigo da BBC e fiquei bastante chateado com a suspeita de adultério levantada pelo artigo contra a serva de Deus. Seu artigo joga luz sobre este assunto nebuloso. Que Deus o abençoe ricamente em Cristo. A paz do Senhor Jesus do seu conservo André.

Shalom! Quando li a notícia na BBC Brasil, fiquei a pensar como a mídia trabalho para Roma, sempre lançando boatos visando a desacreditar aqueles ou aquelas que ficaram um trabalho para o Senhor é Salvador.
NaN se vê na grande mimíd uma matéria exaltando os servos do Senhor,falando bem, e quando falam lançam junto veneno.

Deixo aqui uma proclamação de fazermos o que O Salvador mandou fazer: Anunciar O Reino!! Porque o Rei tá voltando.

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget